Lançada a Norma ISO 45001 – Saúde e segurança no trabalho

Mais de 7.600 pessoas morrem todos os dias de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, sendo que no ano a conta ultrapassa 2,78 milhões*.

O peso das lesões e das doenças ocupacionais é significativo, tanto para os empregadores quanto para a economia em geral, resultando em perdas de aposentadorias antecipadas, ausência de equipe e aumento dos prêmios de seguro.

Para combater o problema, o ISO desenvolveu um novo padrão, ISO 45001 – Sistemas de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional – requisitos.

O novo padrão pretende ajudar as organizações a reduzir esse fardo, fornecendo uma estrutura para melhorar a segurança dos funcionários, reduzir os riscos no local de trabalho e criar condições de trabalho melhores e mais seguras, no mundo todo.

O padrão foi desenvolvido por um comitê de especialistas em saúde e segurança ocupacional e segue outras abordagens genéricas de sistemas de gestão, como ISO 14001 e ISO 9001. A norma leva em consideração outros padrões internacionais nesta área, tais como o OHSAS 18001, OIT da Organização Internacional do Trabalho – Diretrizes OSH, vários padrões nacionais e as normas e convenções internacionais do trabalho da OIT.

A Griscom conta com consultores especialistas em Saúde e Segurança, os quais também atuam há muitos anos como auditores de terceira parte de Organismos de Certificação renomados.

Contem conosco para apoiar a sua empresa na implementação da nova norma!

 

 

fonte: * Organização Internacional do Trabalho

 

Publicação no site da ISO:  www.iso.org/iso-45001-occupational-health-and-safety.html