ISO 45001 – Entenda “as principais” novidades trazidas pela nova norma

Vai migrar o seu Sistema de Gestão de OHSAS 18001 para a ISO 45001? Entenda “as principais” novidades trazidas pela nova norma

 

Adoção do anexo SL (Estrutura de Alto Nível), tal como estabelecido nas diretivas da ISO Parte Um, facilitando a integração com outras normas.

 

A importância do contexto da organização e atendimento aos novos requisitos do sistema de gestão segurança e saúde ocupacional – SGSSO.

  • Contexto empresarial: Capítulo 4.1, questões externas e internas, foram introduzidas novas cláusulas que deixam o requisito mais assertivo sobre a análise e monitoramento do contexto empresarial.
  • Expectativas das Partes Interessadas: Colaboradores – Capítulo 4.2 envolvimento dos colaboradores para aprimorar o levantamento das necessidades e expectativas e os fatores que devem ser gerenciados pelo Sistema de Gestão.

 

Novas responsabilidades da Alta Direção

  • O comprometimento da liderança e gestão: Capítulo 5.1 dá maior ênfase na alta administração para se envolver ativamente assumindo a responsabilidade pela eficácia do sistema de gestão, com foco reforçado nos objetivos para melhorias (capítulos 6.2.1,6.2.2) e avaliação de desempenho (capítulo 9.1.1).

 

Requisito explícito de pensamento baseado em riscos: efeitos potenciais adversos (ameaças) e efeitos potenciais benéficos (oportunidades); Análise de riscos para apoiar e melhorar a compreensão e aplicação da  abordagem de processos

  • Gerenciamento de riscos e oportunidades: Capítulos  6.1.1, 6.1.2.3, 6.1.4, a organização deve determinar, considerar e, quando necessário, tomar medidas para enfrentar quaisquer riscos ou oportunidades que possam impactar (de forma positiva ou negativa) a habilidade do sistema de gestão para entregar os resultados pretendidos, incluindo a melhoria da saúde e segurança no local de trabalho.

 

Alinhamento com outras normas

    • Comunicação (7.4) se torna mais prescritiva em relação ao processo de comunicação: o que comunicar,  quando e como comunicar. E para Compras, inclui processos terceirizados, e contratados (8.1.4)
    • Informação documentada” ao invés de “documentos e registros”
    • Adoção do termo obrigações de conformidade que substitui a frase “requisitos legais
    • Hierarquia dos controles operacionais

 

Como a Griscom pode agregar valor no seu processo de migração?