Economia de baixo carbono e Análise de riscos financeiros

Economia de baixo carbono e análise de riscos financeiros, temas que a primeira vista podem parecer completamente opostos. Mas quando se trata de sustentabilidade, eles não só são singulares, como também são complementares.

O mercado de carbono nacional vem sendo desenvolvido por diversos setores que acreditam que as ferramentas que estarão disponíveis após sua implementação, facilitarão a adoção de boas práticas, com incentivos financeiros para que se alcance o desenvolvimento sustentável com retornos multilaterais.

Na outra ponta está a análise de riscos financeiros de ativos que sofrem variações devido as mudanças climáticas. A criação de uma plataforma que possa ofereça informações que segurem o investidor de que aquele ativo esteja livre de riscos, garante a todo mercado segurança, transparência e redução de perdas.

Assim, o que se observa é uma tendência do mercado em se adaptar as mudanças, pois assim garante que empresas de baixo carbono tenham maior competitividade no mercado por suas boas práticas. E, da mesma maneira, investidores possam ter mais solidez nas informações a respeito de ativos que apresentem grande volatilidade ligada ao clima.

Essas iniciativas tornam muito mais atrativa a adoção de uma agenda sustentável pelos stakeholders.

Para ambas as partes o saldo será positivo, e o mercado agradece.

 

Quer saber mais?

Governo institui comitê técnico para indústria de baixo carbono.

CEBDS e TCFD formam parceria para a divulgação de informações financeiras relacionadas ao clima

 

 

Autor: André Araujo. Pós-graduado em Engenharia de Controle Ambiental pela FAAP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP, Especialização em Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, Especialização em Marketing pela FGV – EASP, Graduado em Biologia pela UNITAU. Especialista em Gestão de Riscos e Compliance socioambiental e sustentabilidade. Auditor Líder em Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001), Responsabilidade Social (SA 8000) e em diversos Padrões de Sustentabilidade para atendimento a Diretiva Européia (Bonsucro, ISCC, RSB, RSPO, RTRS). Mais de vinte anos de experiência em legislação ambiental e segurança e saúde ocupacional. Consultor para implantação e gerenciamento de Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente , Segurança e Saúde Ocupacional e Padrões de Sustentabilidade com mais de vinte anos de experiência, incluindo a implantação e certificação de mais de 40 empresas de diversos segmentos e tamanhos, entre as quais Raízen, Biosev, Coca Cola, Nestlé, ICL Products, Cargill, BP Biocombustíveis, entre outras. Instrutor de Treinamentos pela SGS Academy dos cursos para formação de Auditores Líderes com registro no IRCA (Inglaterra). Realização de treinamentos internacionais na SGS Portugal. Responsável pela elaboração e validação do Programa da ABIHPEC para avaliação da cadeia de fornecimento da indústria de cosméticos e da Brazil Cotton – cadeia de fornecimento do algodão.