Atuação

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Diagnóstico em Riscos e Compliance

O que é?

O diagnóstico em riscos e compliance é uma atividade que objetiva descobrir quais os pontos fortes e fracos do modelo de gestão, das estratégias e da cultura organizacional, no que diz respeito ao cumprimento da legislação vigente, ao atendimento a compromissos voluntários e setoriais assumidos e à proximidade das políticas e práticas da organização às melhores práticas existentes no mercado. Um aspecto relevante de um diagnóstico bem realizado é a avaliação de integridade, ou seja, o quanto que as práticas correntes da organização estão em sintonia com as políticas definidas.

Nossa abordagem:

Nossa abordagem para a elaboração de diagnósticos em risco e compliance considera uma visão sistêmica. Por essa visão, a empresa é um sistema composto por diversos elementos (colaboradores, fornecedores, clientes etc.), que também participa de outros sistemas, como o de seu setor de atuação, a cadeia de fornecedores de um grande cliente, um APL – Agrupamento Produtivo Local etc. A visão sistêmica traz uma contribuição fundamental à nossa capacidade de gestão de riscos, uma vez que a análise dos riscos vai além dos elementos individuais de um sistema, observando também aqueles que emergem da interação entre os diversos elementos. Portanto, com maior conhecimento sobre riscos, maior será nossa capacidade de intervenção no sistema e de prevenção de riscos à continuidade do negócio.

Resultados que geramos para seu negócio:

  • Mapa do contexto de atuação da empresa, de seu negócio e de sua relação com as partes interessadas.
  • Identificação dos riscos sistêmicos que podem impactar a continuidade do negócio (riscos de mercado, riscos operacionais, riscos regulatórios, riscos de conjuntura, riscos de imagem etc.).
  • Análise de maturidade das políticas e práticas da organização com relação à referências legais, voluntárias, setoriais, tanto nacionais, como internacionais.
  • Avaliação da maturidade da Governança, dos pilares do programa de compliance e Gestão de Riscos.
  • Prognóstico e projeção das vulnerabilidades do sistema com base nos riscos identificados.
  • Promoção de alinhamento das políticas e práticas da organização aos contextos e referências em compliance, sustentabilidade e governança, nos níveis local, regional e global.
  • Ações necessárias para prevenção de riscos e para sua mitigação, com vistas à proteção do negócio da organização.

Planejamento Estratégico

O que é?

Em um mercado em constante mutação, com entrantes a cada momento, tecnologias novas permitindo modelos de negócios que antes não existiam e contextos cada vez mais complexos, desenvolver e executar a estratégia da empresa é a maneira que a organização possui para garantir uma posição singular e diferenciada em seu mercado de atuação. A estratégia parte de um diagnóstico da situação atual, considerando o contexto interno / externo da organização e sua percepção de cenários futuro, que podem ser favoráveis ou desfavoráveis, permitindo à organização refletir e se preparar para aproveitar e criar oportunidades. Uma estratégia de sucesso identifica fatores críticos que têm a capacidade de multiplicar a efetividade do esforço da organização para enfrentar um desafio. O planejamento estratégico é um processo estruturado para descobrir quais são os fatores críticos em uma situação e desenhar a melhor forma de coordenar e focar ações para lidar com esses fatores. Além disso, o planejamento estratégico ajuda a identificar os maiores desafios para o sucesso e elaborar uma abordagem coerente para superá-los.

Nossa abordagem:

Entendemos que uma boa estratégia consegue identificar os desafios que estão sendo enfrentados por uma organização e oferece uma abordagem adequada para superá-los.

No entanto, um plano estratégico por si é apenas uma intenção caso não esteja associado à execução e, por isso, tem que se valer dos recursos e estruturas que a empresa já possui e deve ter implementação factível.

Nesse sentido, a abordagem da Griscom está vinculada à produção de uma resposta personalizada para cada organização no intuito da resolução de problemas: entendemos que para tipo de problema, ou de desafio enfrentado, metodologias e ferramentas diferentes podem ser utilizadas. A Griscom tem a competência de avaliar a situação e escolher a abordagem correta para o planejamento estratégico de seus clientes e não está vinculada a apenas uma ferramenta ou metodologia específica. No entanto, as abordagens inovadoras da Griscom são sempre caracterizadas por: (i) profundo conhecimento do mercado; (ii) visão sistêmica para identificação de questões críticas; (iii) engajamento dos stakeholders da cadeia de valor da organização para conhecer suas capacidades inexploradas e necessidades não atendidas; (iv) ideação a partir da identificação de futuros emergentes e não apenas com base no aprendizado das lições do passado; (v) aplicação de processos de cocriação de estratégias, criando a aderência interna necessária e permitindo eficiência em sua implantação; (vi) promoção de mudanças de modelos mentais na alta gestão da empresa, que se torna inspiração para os demais colaboradores; (vii) resultados simples, tanto na sua forma e conteúdo, como na maneira como são aplicados.

Resultados que geramos para seu negócio:

  • Um plano estratégico factível de implementação e customizado para cada um de nossos clientes.
  • Desenvolvimento / Aprimoramento da visão, missão e valores.
  • Análises de contexto, SWOT e de diferenças. Levantamento de benchmarking
  • Elaboração ou revisão de estratégias corporativas e de unidades de negócios.
  • Avaliação de portfólio de negócios para identificar oportunidades de melhoria do desempenho ou de desinvestimento para liberação de capital.
  • Desenho e implantação de programas de mudança e de suas etapas (comunicação, capacitação, alinhamentos, agentes multiplicadores, lideranças, aprendizado organizacional entre outros).
  • Ampliação da capacidade de diálogo e de compreensão organizacional com relação a seus públicos de interesse estratégicos.
  • Desenvolvimento de habilidades nas equipes para pensamento estratégico.
  • Desenho de processos de orçamentação mais efetivos para superar bloqueios para o crescimento.
  • Apoio para maior eficiência da função de CSO – Chief Strategy Oficcer, incluindo mentoring, orientação sobre planejamento estratégico e relacionamento com equipe executiva e conselho de administração.
  • Identificação de temas críticos, tendências e oportunidades nos sistemas nos quais a empresa participa (como setor e cadeia de valor).
  • Desenvolvimento de roadmaps e de planos de ação.
  • Identificação e tratamento de temas/ pontos relevantes que estão bloqueando o desenvolvimento estratégico da empresa.
  • Definição de ferramentas para acompanhamento da implantação das estratégias e planos de ação (indicadores de desempenho, metodologia de monitoramento, entre outros).

Sustentabilidade operacional e na cadeia de valor

O que é?

O sucesso econômico de uma organização depende também de seu desempenho nas esferas social e ambiental e, uma organização será tanto mais vitoriosa, quanto melhor for sua contribuição para a sociedade e para o meio-ambiente. Investidores, entidades reguladoras, consumidores, fornecedores e parceiros comerciais estão atentos a isso. Assim, hoje, praticamente todos os setores têm ações relacionadas ao tema, seja no âmbito estratégico, no tático ou no operacional. Se sustentabilidade não garante bons resultados, a falta dela é certeza de menores níveis de competitividade.

Nossa abordagem:

Para a Griscom, sustentabilidade significa novas fontes de risco e novas oportunidades de ampliação da competitividade da organização. No entanto, para que nossos clientes atinjam patamares superiores em seus negócios, as iniciativas relacionadas à sustentabilidade que desenhamos, implantamos e monitoramos levam sempre em conta: (i) a perspectiva sistêmica, que quebra a visão tradicional da dicotomia existente entre as dimensões sociais, ambientais e econômicas e nos permite ter uma visão ampliada e profunda dos desafios empresariais, (ii) processos de criação compartilhada de soluções, pois sabemos que nossos clientes são aqueles que conhecem o próprio negócio e nosso papel é facilitar o encontro de soluções adequadas, e (iii) a percepção de que nossos clientes operam em ambientes complexos, onde nem todos os elementos podem ser gerenciados, mas que podemos fomentar em suas equipes competências que permitem fazer leituras corretas desses ambientes, desenvolver ações de prevenção e mitigação de riscos e assumir posturas altamente resilientes.

O que vamos entregar:

  • Estratégias, políticas e governança da sustentabilidade
  • Mapeamento, desenho e implantação de processos sustentáveis
  • Dashboards de key performance indicators, bem como apoio para questionários e indicadores ISE, GRI, DJSI, ANEEL etc.
  • Análise de ciclo de vida de produtos e serviços e DTS – Design to Sustainability
  • Planos de expansão de negócios de base sustentável
  • Processos de diálogo e engajamento com públicos de interesse. Facilitação de diálogos e resolução de conflitos
  • Riscos em sustentabilidade no ERM – Enterprise Risk Management
  • Elaboração completa de Relatórios de Sustentabilidade (capacitação, definição de indicadores, teste de materialidade, redação e design)
  • Gap analysis de relatórios, indicadores e práticas
  • Sustentabilidade na gestão de fornecedores
  • Auditorias em supply chain
  • Desenho, implantação e monitoramento de projetos socioambientais
  • Assessoria em Mudanças Climáticas e Inventário de Emissões de GEE
  • Estratégias para atendimento da PNRS e logística reversa

Mapeamento e Otimização de Processos

O que é?

Em muitas Organizações os processos operacionais, de apoio ou gestão não estão claramente definidos e isso gera, na maioria das vezes, falhas de comunicação e atribuições de responsabilidade, retrabalhos e a perda da eficiência , aumentando os riscos e impactando negativamente os negócios.

Nossa abordagem:

  • Trabalhamos para identificar os processos e seus limites (de acordo com o escopo detalhado do projeto)
  • Compreender as etapas, funções envolvidas, critérios de execução existentes e entregas associadas
  • Identicar os “gaps” e riscos associados bem como alternativas viáveis para eliminá-los a fim de buscar a melhor proposta para o processo em estudo (should)
  • Identificar / propor os indicadores pertinentes para monitorar o desempenho dos processos
  • Apoiar a formalização dos processos aprimorados e a implementação das mudanças

O que vamos entregar:

  • Redução ou eliminação de riscos devido a processos claramente definidos, aprimorados e implementados, com melhoria da comunicação interna entre áreas
  • Fortalecimento da cultura de gestão e melhoria dos processos a partir da implementação e monitoramento de indicadores de desempenho
  • Melhoria do desempenho do negócio via foco no desempenho dos processos

Implantação e Integração de Sistemas e Programas de Gestão

O que é?

Os Sistemas de Gestão fornecem princípios e estrutura para que uma organização defina suas políticas, seus processos e os recursos necessários para atingir seus objetivos, bem como assegurar a sua melhoria contínua.

Regularmente as organizações implantam Sistemas de Gestão de acordo com as normas ISO ou outros Guias e referências Internacionais, devido ao seu reconhecimento global, gerando assim transparência e confiança na cadeia de valor na qual está envolvida.

Por terem uma estrutura harmonizada, as normas ISO e seus Guias permitem fácil integração dos sistemas de gestão, sendo os objetivos: qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social e sustentabilidade, segurança do alimento, energia, tecnologia da informação ou ainda gestão antissuborno, entre outras Especificações Técnicas Setoriais, como no caso do segmento automotivo. Outras referências também têm sido adotadas como guias para construção de programas com objetivos anticorrupção e antissuborno, tais como FCPA, OCDE e CGU.

Nossa abordagem:

Entendemos que por serem genéricas e de aplicação a qualquer tipo de organização e tamanho, a consultoria para implantação de Sistemas de Gestão em conformidade com tais normas e guias internacionais, ou auditoria devem considerar, além do conhecimento das normas,  experiência no setor e contexto que cada organização atua, bem como sua cultura, seus recursos e seu porte. Nossa abordagem considera quais são as soluções mais adequadas a cada tipo de organização para que atinjam seus objetivos, não perdendo de vista o compartilhamento das melhores práticas, como uma forma de colaborar na sua melhoria contínua e num melhor posicionamento perante as partes interessadas.

Nossa experiência em consultoria e auditoria, abrange, entre outras, as seguintes referências:

Governança Caderno IBGC e Reporte Integrado

ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de Riscos, Princípios e Diretrizes

Programas de Compliance – Referências: FCPA, CGU, OCDE

ISO 19600 – Sistema de Gestão de Compliance Diretrizes

ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno

AA 1000 – Estrutura para prestação de contas de desempenho social, ético, ambiental

Princípios do Equador – IFC – Mercado Financeiro

ISO 20121 – Eventos Sustentáveis

ISO 26000 – Responsabilidade Social

ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental

ISO 50001 – Gestão de Energia

CE EMAS – Eco Management and Audit Scheme

OHSAS 18001 – Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho

ISO 50001 – Gestão de Energia

ISO 22000 – Gestão de Segurança do Alimento

ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade

ISO TS 16949 – Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva

Programas Setoriais e Programas que atendem à Diretiva Europeia

Bonsucro – Produção de açúcar e etanol

ISCC – Soja, biocombustíveis e biomateriais

RTRS – Soja

RSB – Biocombustíveis e biomateriais

Programa RSPO – Óleo de Palma

O que vamos entregar:

  • Identificação de fatores do contexto externo e interno que podem influenciar no desempenho da Organização
  • Identificação de oportunidades de ganho de eficiência por integração de diversos sistemas
  • Estruturação das Políticas Internas e dos controles necessários para os objetivos esperados e o fortalecimento da governança
  • Implantação dos programas de treinamento para formação de cultura e para gestão de mudanças
  • Estruturação de Sistemas de Monitoramento
  • Estruturação de Relatórios com Indicadores de monitoramento de processos e dos objetivos esperados
  • Estruturação de processos de gestão de crises e treinamentos para relacionamento com partes interessadas
  • Preparação da empresa para buscar a certificação por terceira parte
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Auditorias

O que é?

  • Auditoria é um processo de avaliação detalhada de um tema em uma circunstância definida.
  • No caso de compliance, as auditorias são realizadas para avaliar a fundo um tema que causa preocupação para a empresa, ou ainda para monitorar a eficácia do sistema de gestão implementado.
  • As auditorias poderão ter foco integrado e sistêmico, em uma ou mais disciplinas: Ética, Integridade, Políticas Anticorrupção e Antissuborno, Fraudes, Responsabilidade Social, Segurança e Saúde, Meio Ambiente, Relatórios de Sustentabilidade, Financeiro e Contábil.

Nossa abordagem:

  • Apoiamos as organizações na realização das diversas modalidades de auditorias de acordo com as suas necessidades e como uma visão sistêmica.
  • Disponibilizamos metodologias específicas, trabalhando com equipe de vasta experiência nos diversos temas ou temas específicos.
  • Oferecemos uma abordagem de identificação de riscos, avaliação dos eventuais desvios e os pontos fortes detectados alinhando as ações propostas considerando as estratégias da organização.

O que vamos entregar:

  • Identificação dos principais riscos estratégicos que impactam a continuidade do negócio
  • Priorização e definição de ações, prazos e responsáveis para eliminação e/ou mitigação dos riscos
  • Avaliação da eficácia dos controles existentes
  • Determinação da extensão do atendimento das normas, planos e procedimentos vigentes

Due Diligence

O que é?

  • A Due Diligence é realizada em momentos onde é preciso ter uma avaliação isenta de um terceiro.
  • Em geral, a Due Diligence é aplicável em momentos de compra de empresas, fusões, expansão, formação de consórcio, reporte aos acionistas, reporte ao Conselho de Administração e alta administração como atuação preventiva e responsável.
  • Atualmente, também são realizadas Due Diligences antissuborno e anticorrupção para avaliações dos parceiros de negócios, principalmente aqueles que atuam em contato com agentes públicos.
  • No processo da Due Diligence ocorre a revisão das informações e evidências da organização, com o objetivo de validar e/ou confirmar oportunidades, riscos e nível de compliance.

Nossa abordagem:

  • Nas Due Diligences trabalhamos com ferramentas e metodologia de identificação, classificação dos riscos e impactos.
  • Pela característica dos trabalhos, alocamos quando necessário equipes multidisciplinares (contábil, fiscal, trabalhista/previdenciária, financeira, econômica, ambiental, social, saúde e segurança, ética e integridade).

O que vamos entregar:

  • Mapeamento geral dos problemas, passivos e riscos:
  • políticas da organização
  • gestão administrativa e contábil
  • ambiente de controles internos, financeiros e não financeiros
  • ambiente de trabalho (clima em que estão as pessoas)
  • avaliação das pessoas “chaves“, estrutura de comando, autoridade e poder de decisão
  • Nossos relatórios serão entregues no formato desejado pela organização, com os indicadores quantitativos e qualitativos de risco e compliance.
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Cursos e Treinamentos

Nossa abordagem:

A Griscom parte do princípio que o processo de aprendizado deve ser algo estimulante e divertido. Na Grécia antiga, as escolas eram chamadas de scholé, ou lugar do ócio, interpretado no sentido da capacidade de pensar, de ter idéias, de estabelecer estratégias e dar passos seguintes, ou seja, ter uma verdadeira experiência de aprendizado, que é o que orienta as metodologias de educação que utilizamos.

As metodologias da Griscom são o resultado do blend de cinco elementos fundamentais: (i) experiências de seus sócios, (ii) acompanhamento dos resultados de diferentes abordagens em educação, (iii) visões e tendências contemporâneas na área da aprendizagem, (iv) uso inovador da tecnologia como ferramenta de apoio e (v) processos educacionais voltados para a concretização das ideias e do espírito empreendedor, seja ele interno ou externo à uma organização.

Todos os nossos cursos e treinamentos são pensados para que tenham o melhor conteúdo possível em seus temas e as técnicas que mais contribuem para a retenção dos conteúdos. E isso, sempre de forma leve e instigante, o que é muito importante para temas como risco, compliance, integridade e governança, que podem, dependendo da forma como forem apresentados, tornarem-se rapidamente áridos e tediosos, diminuindo a motivação e a retenção dos participantes.

Resultados que geramos para seu negócio:

  • Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que confluem para a aplicação prática e para a realização de benefícios.
  • Learning Intelligence: o desempenho dos participantes é acompanhado ao longo de todo o curso, permitindo uma avaliação dos níveis de retenção do conteúdo.
  • O currículo dos cursos é planejado para desenvolver as competências necessárias para a liderança em face de mudanças organizacionais complexas e contínuas.
  • Dinâmicas participativas, que motivam o envolvimento do grupo e que valorizam a diversidade de ideias e perfis.
  • Treinamentos customizados de acordo com o diagnóstico da cultura de cada organização.
  • Desenvolvimento do treinamento utilizando métodos e ferramentas de coaching e mentoring.

Métodos e Temas

Exemplos de métodos e ferramentas utilizadas:

  • Estudos de casos para identificação de contextos e cenários.
  • Games com contextualização de tomada de decisão e ação.
  • Ferramentas de geração de comprometimento e responsabilidades para a mudança.
  • Plano de ação e roadmap.
  • Atitudes para fortalecer a mudança de cultura ou atingir um resultado desejado.
  • Assessment de Valores pessoais, valores da organização, propósito e missão – alinhamento.
  • Role playing games e dinâmicas constelacionais para entendimento de barreiras organizacionais.
  • Mecanismos de identificação de valores disfuncionais na organização que geram maiores riscos.

Exemplos de temas de nossas experiências de aprendizagem:

  • Governança corporativa
  • Governança de riscos, Risk assessment e gestão de riscos
  • Gestão de stakeholders e gestão de crises
  • Relacionamento direto e indireto com agentes públicos
  • Mapeamento, entendimento e gestão de conflito de interesses
  • Integridade de sistemas de gestão
  • Sistemas de gestão e práticas antissuborno
  • Compliance sistêmico
  • Reporte integrado

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