ISO 37001

ISO 37001:16 – SISTEMA DE GESTÃO ANTISSUBORNO

O suborno é um dos problemas mais destrutivos e complexos de nossos tempos e, apesar dos esforços nacionais e internacionais para combatê-lo, continua sendo generalizado.

IMPACTOS

O Banco Mundial estima que mais de US $ 1 trilhão são pagos em subornos a cada ano, com impactos desastrosos, como a erosão da estabilidade política, o aumento do custo dos negócios e a contribuição para a pobreza.

Em nível global, é uma barreira significativa para o comércio internacional, enquanto dentro de uma organização tem um impacto altamente negativo sobre o moral dos funcionários.

Muitos governos tomaram medidas para combater o suborno através de leis nacionais, bem como acordos internacionais, como a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, mas pode ser feito mais. A mudança institucional e uma cultura antissuborno nas organizações podem contribuir significativamente para o combate ao suborno e complementar as medidas nacionais e internacionais.

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO ANTISSUBORNO?

Um sistema de gestão antissuborno é projetado para promover uma cultura antissuborno dentro de uma organização e implementar controles apropriados, que por sua vez aumentam a chance de detectar suborno e reduzir sua incidência em primeiro lugar.

A norma fornece os requisitos e orientações para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gerenciamento antissuborno.

O sistema pode ser independente ou integrado a um sistema de gestão global.

Abrange o suborno nos setores público, privado e sem fins lucrativos, incluindo suborno por e contra uma organização ou sua equipe, e subornos pagos ou recebidos por ou por um terceiro. O suborno pode ocorrer em qualquer lugar, ter qualquer valor e envolver vantagens ou benefícios financeiros ou não financeiros.

Foi desenvolvida com a participação de mais de 37 países e mais de 65 especialista, incluindo membros da OCDE e do Trasparência Internacional.

QUE BENEFÍCIOS TRARÁ PARA MINHA EMPRESA OU ORGANIZAÇÃO?

A ISO 37001 foi projetada para ajudar sua organização a implementar um sistema de gestão antissuborno ou aprimorar os controles que você tem atualmente.

Requer a implementação de uma série de medidas, como adotar uma política antissuborno, designar alguém para supervisionar o cumprimento dessa política, investigar e treinar funcionários, realizar avaliações de riscos em projetos e parceiros de negócios, implementar controles financeiros e comerciais e instituir procedimentos e relatórios de investigações.

A implementação de um sistema de gestão antissuborno exige comprometimento e responsabilidade da alta direção e lideranças, e a política e o programa devem ser comunicados a todos os funcionários e partes externas, como contratados, fornecedores e parceiros de negócios.

Desta forma, ajuda a reduzir o risco de ocorrência de suborno e pode demonstrar às partes interessadas: acionistas, funcionários, proprietários, financiadores, clientes e outros parceiros de negócios que você implementou controles antissuborno reconhecidos internacionalmente.

Também pode fornecer evidências, no caso de uma investigação criminal, de que você tomou medidas razoáveis ​​para evitar o suborno.

A QUEM SE APLICA?

Os requisitos da ISO 37001 são genéricos e são aplicáveis a todas as organizações (ou partes de uma organização), independentemente do tipo, tamanho e natureza da atividade, e nos setores público, privado ou sem fins lucrativos.

COMO A ISO 37001 SE ENCAIXA NOS OUTROS ESFORÇOS DA MINHA ORGANIZAÇÃO PARA COMBATER O SUBORNO?

As medidas exigidas pela ISO 37001 são projetadas para serem integradas nos processos e controles de gerenciamento existentes. A ISO 37001 é baseada na Estrutura de Alto Nível ISO (HLS) para padrões de sistema de gestão. Isso significa que pode ser facilmente integrado a outros sistemas de gerenciamento existentes (como qualidade, meio ambiente e segurança).

O SISTEMA DE GESTÃO ANTISSUBORNO PODE SER CERTIFICADO?

Organismos de certificação acreditados podem certificar a conformidade de uma organização com a norma da mesma forma que fazem para outros padrões ISO, como a ISO 9001. Embora não possa garantir que não haverá suborno em relação a sua organização, a certificação ou conformidade com esta norma pode ajudá-lo implementar medidas robustas e proporcionadas que possam reduzir substancialmente o risco de suborno e abordar o suborno onde ele ocorre.