Criação do Conselho Global da Odebrecht – ética e sustentabilidade

A notícia sobre a criação do Conselho Global da Odebrecht, que irá refletir sobre os negócios da empresa a partir das perspectivas da ética e da sustentabilidade, traz esperanças sobre a possibilidade de se construir um ambiente de mercado mais íntegro e saudável no país.

A iniciativa da Odebrecht deve inspirar os agentes do mercado a refletir sobre os desafios e as possibilidades de se construir uma empresa lucrativa, respeitando-se valores e princípios éticos que contribuem para o bem da sociedade como um todo. Esses desafios são ainda maiores em ambientes de negócios, como é o caso brasileiro, onde são comuns desvios de conduta que buscam privilegiar a poucos.

No entanto, como vários casos internacionais demonstram, no longo prazo, empresas íntegras têm melhor desempenho que aquelas que se concentram apenas no lucro a qualquer preço.

Será interessante observar como o Conselho Global irá contribuir para que valores éticos façam parte integral da maneira como a empresa e suas equipes conduzem os negócios no dia a dia.

Também será interessante avaliar como uma cultura organizacional fortalecida pela ética e pela sustentabilidade irá contribuir positivamente com a companhia, ajudando na recuperação dos resultados da empresa, valorização de sua marca e de sua imagem, melhoria em sua governança e na gestão de riscos etc.

No entanto, como corretamente afirma George Kell, um dos membros do Conselho, e com o qual tive a satisfação de conviver quando fui ponto-focal do Pacto Global no Brasil, a criação de ambiente de mercado ético não depende apenas de uma empresa individual, mas de uma ação coletiva, envolvendo várias empresas e setores econômicos, principalmente aqueles historicamente marcados por casos de corrupção, como é o da construção civil.  Porém, pelo porte e relevância da Odebrecht, a iniciativa também tem condições de contribuir para ambientes de negócio mais íntegros nos setores em que a empresa atua, o que irá facilitar a adoção de boas práticas pela companhia.

Vale a pena ler a notícia e, se você deseja transformar seu negócio a partir das perspectivas da ética e da sustentabilidade, a Griscom pode contribuir com sua empresa de maneira única e específica

 

Leia a notícia da criação do conselho:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1927317-odebrecht-cria-conselho-contra-corrupcao.shtml

 

Sobre o Autor:

MARCELO LINGUITTE – CONSULTOR, AUDITOR LÍDER DE ASSEGURAÇÃO DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE E PALESTRANTE  – Especialista em sustentabilidade empresarial, planejamento estratégico, ética e engajamento de stakeholders. Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Urbano pela POLI-USP, pós-graduado em Responsabilidade Social pela FGV-SP, especialização em Ética pela COGEAE/PUC-SP e Engenheiro Civil pela POLI-USP. Consultor do Projeto Cidades Emergentes e Sustentáveis, do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Tem atuado há mais de 25 anos com empresas, organizações não governamentais e organismos multilaterais em mais de 20 países.É fellow, desde 2002, International Visitor Leadership Program, programa do US Department of State focado em lideranças internacionais.Estruturou a rede brasileira do Pacto Global da ONU e foi o seu primeiro ponto focal. Foi representante do Instituto Ethos na ISO 26000. Foi conselheiro do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, antiga BM&FBovespa. Foi um dos criadores dos Indicadores Ethos e dos “Critérios de investimentos socialmente responsáveis para Fundos de Pensão” (Ethos-Abrapp). Gerenciou projetos de sustentabilidade, inovação, gestão de stakeholders e ética em algumas das maiores empresas da América Latina, como Petrobras, Johnson & Johnson, Itaú-Unibanco, Whirpool, CPFL, Fiat Automóveis, Cementos Argos, Bancolombia e Embotelladora Andina. É também auditor líder de Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade, de Avaliação e Monitoramento de Programas Socioambientais e da ISO 26000. Atua também como palestrante, no Brasil e exterior, tendo apresentando mais de 250 palestras, seminários, cursos e workshops nos últimos anos.