Transparência Internacional UK lança ferramenta online antissuborno

A Transparência International UK lança ferramenta online neste mês para fornecer às empresas uma orientação prática e aprofundada sobre o combate ao suborno e à corrupção.

 

O desenvolvimento do material envolveu mais de 120 especialistas em compliance, ao longo de oito anos e é oferecido como um recurso de uso gratuito para empresas.

 

A orientação apresenta as melhores práticas internacionais no combate ao suborno. Naturalmente, foi orientado pela Lei de Suborno do Reino Unido de 2010, o Foreign and Corrupt Practices Act, o padrão ISO37001 e outras leis nacionais.

A orientação da TI-UK é projetada para ajudar as empresas a criar um padrão para si. 

 

Além dos riscos básicos de suborno, as orientações abrangem outras áreas de risco de corrupção que as empresas precisam cada vez mais estar atentas, como o envolvimento político, bem como transparência organizacional e relatórios corporativos. A ferramenta pode ser usada para permitir que qualquer empresa avalie sua própria abordagem para abordar o suborno contra as recomendações da TI. Além disso, porque o portal online fornece orientação em várias camadas de detalhes – de resumos de alto nível a conselhos detalhados – pode ser usado por empresas em todas as etapas do desenvolvimento ou melhoria de seu programa anti-suborno. A orientação foi de autoria de Peter Wilkinson, um conselheiro corporativo antissuborno que tem ampla experiência na luta contra a corrupção do setor privado e trabalhou amplamente com a Transparency International, GRI, UNGC e a OCDE.

 

Consulte o portal da Transparência Internacional UK no endereço:

https://www.antibriberyguidance.org/latest-from-ti

 

Autor: Newton Conde – Mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, pós graduado em Administração de Empresas pela FAAP e Engenheiro Mecânico pela FAAP. Curso de Compliance Anticorrupção – INSPER, Formação Black Belt Six Sigma pela UNICAMP. Auditor Líder em Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 desde 2003 pela SGS e auditor do Sistema Coca-Cola desde 2006. Atuou pela Trevisan como consultor em mapeamento, análise e modelagem de processos e controles internos. Foi Coordenador Técnico para auditorias do Sistema Coca-Cola no Brasil de 2008 a 2015. Coordenador técnico e auditor para NBR 16501 – Sistemas de Gestão de PD&I. Consultor para Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Riscos  e melhoria organizacional com mais de dezoito anos de experiência, incluindo a implantação e certificação de mais de 30 empresas de diversos segmentos e tamanhos, entre as quais Danone, Vigor, Arcellor Mittal, Toshiba Medical, AACD, entre outras. Realização de auditorias internacionais em Unidades de Negócios da The Coca-Cola Company no Egito e na Costa Rica. Possui os certificados Lead Auditor ISO 9001, ISO 14001 e FSSC 22000.