Sustentabilidade – Fique atualizado

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

2015 foi o ano no qual os países se adaptaram e adotaram uma nova agenda de desenvolvimento que se baseou nos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Em setembro de 2015, mais de 150 líderes mundiais se reuniram na sede da ONU, em Nova York, onde as Nações Unidas definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda global de desenvolvimento sustentável e como continuidade dos ODM. Os 17 ODS têm sido uma plataforma importante para o avanço da sustentabilidade nas empresas e para que estas subam a patamares mais elevados de competitividade e inovação.

Os detalhes dos ODS estão em https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/.

 

Pacto Global.

No ano 2000, o então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, lançou uma iniciativa chamada Pacto Global, com o objetivo de mobilizar empresas do mundo todo para a adoção, em seus negócios, de políticas e práticas relacionados aos temas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O Pacto Global se baseia em 10 princípios, que refletem esses temas, e podem ser incorporados de diferentes formas pelas organizações, como melhoria das relações com colaboradores, diminuição de riscos em direitos humanos na cadeia de fornecedores, controle do impacto ambiental, desenvolvimento de práticas antissuborno etc.

Detalhes desta iniciativa podem ser encontrados em http://www.pactoglobal.org.br/.

 

Logística Reversa.

Em outubro, foi promulgado pelo presidente da República o Decreto Nº 9.177, que regulamenta o artigo 33 da Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O decreto “estabelece normas para assegurar a isonomia na fiscalização e no cumprimento das obrigações imputadas aos fabricantes, aos importadores, aos distribuidores e aos comerciantes de produtos, seus resíduos e suas embalagens sujeitos à logística reversa obrigatória” (Art. 1º).

Detalhes do Decreto em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9177-23-outubro-2017-785603-publicacaooriginal-154020-pe.html

 

A GRISCOM tem ampla expertise para auxiliar sua empresa na incorporação dos ODS e dos temas do Pacto Global em seus negócios. Contando com uma equipe multidisciplinar experiente nos temas relacionados à sustentabilidade, a GRISCOM ainda tem entre seus sócios Marcelo Linguitte primeiro ponto focal do Pacto Global no Brasil e responsável pela mobilização das empresas brasileiras para os ODM, quando atuava como executivo no Instituto Ethos, e André Araújo, especialistas em gestão de resíduos.