Os bots são uma realidade e uma tendência para 2018!
Todo início de ano gosto de acompanhar as várias listas de tendências para o ano, ou dos principais acontecimentos do ano que findou.
Gosto particularmente de alguns temas, como as tendências e previsões tecnológicas. O que vai acontecer com os negócios e o que vai impulsionar o crescimento. Como a tecnologia vai mudando o modus operandi das interações e gerando novas necessidades. Suscintamente a Fortune trouxe 4 tendências:
1 – IoT transformando-se em BioT – ou seja, a Internet das Coisas em conjunto com a tecnologia utilizada na mineração dos bitcoins, o blockchain, se juntando para criar e facilitar novos negócios
2 – as Fintechs ganhando novo impulso – explorando o mundo dos bitcoins e da tecnologia blockchain para desenvolver novos processos e procedimentos, deixando tudo mais transparente e ágil
3 – Realidade Aumentada – novos produtos e funcionalidades reais introduzidas no cotidiano das pessoas
4 – e finalmente, que 2018 será o ano dos Bots
Eu sempre me questionei sobre os Bots, seu uso e seu funcionamento. Todavia isso indiscutivelmente já se tornou uma realidade.
O segmento dos bots deve ser em 2018 mais trabalhado e ter maior atenção. Imersa nesses pensamentos acabei lendo sobre o Lea.
Lea é uma startup que nasceu para oferecer uma nova experiência na compra de tickets online. Combina a busca dos eventos, a seleção dos assentos e o pagamento em um único aplicativo que funciona no Facebook Messenger. E que é no final um chatbot.
Isso mostra que os bots estão e estarão sendo usados como serviços aos usuários, facilitadores, e com isso um potencial imenso de novos negócios podem usufruir dessa tecnologia.
Ainda tenho receio do modo como os mesmos serão utilizados, mas não é questionável pensar que os mesmos não existirão e não serão úteis a muitos mercados.
Para ler sobre as tendências tecnológicas de 2018, segundo a Fortune: http://fortune.com/2017/12/26/4-technology-trends-2018/
Para conhecer o LEA: http://heyimlea.com/
Para ler sobre o LEA: https://techcrunch.com/2018/01/04/leas-live-event-assistant-for-messenger-makes-buying-tickets-easier/
Autora: Rosa Tiritilli – MBA em Finanças pelo Insper / Ibmec, especialização em marketing pela FVG. Graduada em Ciências Econômicas pela Unicamp. Consultora em Estratégia e Análise de Negócios com enfoque em pequenas e médias empresas em momento de transição. Realização de Planejamento Estratégico para empresas de tecnologia e para empreendedores em fase de expansão. Atuação com empresas de tecnologia e internet. Participa da rede Endeavor de mentoria. Experiência profissional de 17 anos no Grupo Abril e na Siemens.