Palestra na APRH 26.02.2018: Compliance – Tudo que você precisa saber!

Compliance: Tudo que você precisa saber! Griscom com Painel na APRH 26.02.2018 às 19 horas.

  1. Evolução da Ética nas Organizações
  2. Governança para a Integridade
  3. Os escopos de Compliance
  4. Os Pilares de Compliance

E principalmente:

Qual é o papel dos Gestores de Recursos Humanos

Cultura, Pessoas e Compliance….

Existe um consenso entre especialistas que cultura organizacional é um conjunto de elementos, como valores, crenças, ideologias, hábitos, costumes e normas que são compartilhados pelos indivíduos de uma organização, e que surgem da interação social entre os stakeholders (partes interessadas), internos e externos à organização.

A partir dessa interação, emergem comportamentos característicos, terminando por estabelecer uma identidade organizacional, o que diferencia uma dada organização de outras tantas. Para esse aspecto de cultura organizacional, vale a pena ler o excelente livro de Reinaldo Dias (Cultura Organizacional, Editora Alínea, 2012).

Em entrevista, Jermyn Brooks, membro e ex-conselheiro da Transparência Internacional, fala da relevância de, além de procedimentos de punição, as organizações desenvolverem mecanismos de incentivo para a prática ética, de compliance e de combate a transgressões. Como ele ressalta, a conjugação de práticas punitivas e de incentivo é o que traz mais resultado na criação de uma cultura organizacional de integridade.

Em síntese, a entrevista de Brooks enfoca “cultura”: é ela que define o sucesso ou o fracasso de qualquer programa de integridade, compliance, ética, sustentabilidade… enfim, qualquer iniciativa e tema que dependam diretamente da presença robusta de valores e cosmovisões específicas. Portanto, ainda que processos e políticas claras e necessárias coloquem o tabuleiro e as regras da partida, é, em última instância, na cultura organizacional que irá residir a força para que uma empresa trilhe o caminho da integridade. Por isso, todo programa de compliance, ética e integridade devem ser suportados por um programa de mudança cultural intenso e eficiente. (Por Marcelo Linguitte – Sócio Diretor Griscom). 

 

Entrada: Doação de materiais de higiene pessoal (sabonetes, escova, e pasta de dente) que serão entregues às entidades assistenciais.