Por que Planejamento Estratégico?

Quando converso com colegas e potenciais clientes, muitos me pergutam por que eu me envolvi e me apaixonei pelo tema de Planejamento Estratégico.

Muitos já pensaram e escreveram sobre o planejamento estratégico, e suas definições de acordo com algum autor. Eu particularmente gosto de pensar que o planejamento é algo para construir em conjunto e que tem que pensar o futuro e aliar a tudo isso uma diferenciação que tornará o início bem diferente do fim.

Assim, quando começo uma análise a primeira parte sempre é uma boa e consistente conversa sobre a história (passado) e a situação atual (presente) que me trazem o diagnóstico da empresa. A essa se segue a que todos gostam, como quero que meu futuro seja, onde quero que minha empresa esteja, até onde quero chegar!

Com os anseios podemos construir e planejar os próximos passos. Assim diferente de construir uma estratégia, o planejamento estratégico é o conjunto de ações que podem levar a uma condição diferente (e melhor!).

Gosto de pensar no planejamento estratégico como um “Momento” que a organização se permite.

É o momento onde a empresa reflete se suas ações, processos e estratégias são as mais adequadas para continuar seu caminho de crescimento e expansão. É um momento de construir algo novo e diferente, ou para rever o que já foi feito e o que se pode fazer diferente. É um momento de pensar e principalmente planejar o seu futuro.

Desse modo, qual o momento ideal para começar?

Isso é muito particular, acredito que para cada caminho e trajetória, há uma solução personalizada, que é atingida em conjunto com os dirigentes da empresa. Essa solução tem que ser relevante e viável, passível de ser executada e implementada, caso contrário irá para uma gaveta como uma linda capa de recomendação.

Portanto, o momento depende muito da vontade da organização em fazer diferente, parar para pensar e planejar. Sem o envolvimento da organização o que encontramos são muitas teorias bonitas, mas não o que me motiva tanto, o caminho para cada uma das empresas é diferente.

E a partir de então unir as forças  da organização em torno de um objetivo claro e definido.

Na Griscom, o tema foi introduzido dentro da Visão Sistêmica da empresa. Gostamos de pensar que analisamos e desenvolvemos nossos projetos avaliando o todo, e não apenas um ponto fixo. Todos os elos estão interligados, especialmente quando tratamos de um tema tão amplo quanto o planejamento estratégico.

 

Autora: Rosa Tiritilli – MBA em Finanças pelo Insper / Ibmec, especialização em marketing pela FVG. Graduada em Ciências Econômicas pela Unicamp. Consultora em Estratégia e Análise de Negócios com enfoque em pequenas e médias empresas em momento de transição. Realização de Planejamento Estratégico para empresas de tecnologia e para empreendedores em fase de expansão. Atuação com empresas de tecnologia e internet. Participa da rede Endeavor de mentoria. Experiência profissional de 17 anos no Grupo Abril e na Siemens