GRI – O que você precisa saber sobre as mudanças na Global Reporting Initiative?

GRI – Global Repoting Iniciative

 

A Griscom tem trabalhado de forma muita intensa na elaboração de relatórios de sustentabilidade. Muitas empresas têm nos questionado sobre as mudanças do GRI G4 para os GRI Standards e se essa transição será muito desafiadora. Um ponto que sempre deixamos claro é que a mudança foi muito positiva, pois a forma como estão estruturados os standards tem a possibilidade de gerar e proteger valor para as empresas e para seus programas em sustentabilidade.

 

Alguns aspectos chamam a atenção nas mudanças da GRI.

Um primeiro aspecto relevante é que os GRI Standards fortalecem ainda mais o reporte sobre as informações envolvendo a forma de gestão das empresas sobre seus aspectos materiais, as conhecidas DMAs – Disclosure on Management Approach que, historicamente, não têm sido narrados de maneira adequada nos relatórios de sustentabilidade. Isto faz com que as empresas passem a dar mais atenção aos processos do que aos números propriamente, o que contribui com a melhoria da gestão da sustentabilidade nas organizações. Para dado aspecto material, as DMAs agora solicitam uma identificação da extensão do impacto, onde ele ocorre e como a empresa o gerencia. Como resultado, a avaliação da materialidade também é fortalecida, seja através de processos específicos para identificação da materialidade, seja através da inclusão da discussão de tópicos materiais nas abordagens que os pontos de contato da empresa têm com os diferentes públicos ao longo do ano, prática que temos incentivado nossos clientes a desenvolver, pois é mais eficiente, menos custosa e cria vínculos de maior qualidade com os stakeholders da organização. Além disso, com uma abordagem mais estruturada para identificação dos aspectos materiais, as organizações conseguem aplicar e descrever como aplicaram o princípio da materialidade para definir tópicos materiais. Ou seja, a abordagem está bem mais qualitativa.

 

Outra alteração importante é que o perfil organizacional foi agora ampliado, devendo incluir uma descrição das atividades da organização além de suas atividades primárias, principais marcas, produtos e/ou serviços, devendo abordar os negócios com os quais a empresa está envolvida, ou seja, sua cadeia de valor completa. Por exemplo, se sua empresa é uma rede varejista que também possui uma instituição para financiar as compras de seus clientes, essa atividade também deverá ser reportada.

 

Adicionalmente, houve um aprofundamento nos detalhes e um maior rigor na descrição dos dados fornecidos sobre os temas materiais. Por exemplo, caso energia seja um tema material para sua empresa (GRI 302 no Standards), ela deverá narrar todos os cinco indicadores (consumo de energia dentro da organização, consumo de energia fora da organização, intensidade energética, redução no consumo de energia e redução na necessidade de energia para produtos e serviços). Caso sua empresa não narre um desses dados, ela deverá justificar o porquê de não ter feito isso.

 

Acreditamos que as mudanças irão contribuir para um aprimoramento da gestão e do relato da sustentabilidade nas organizações, mas, estas terão que compreender esse novo cenário e os novos desafios propostos pela GRI, caso decidam desenvolver seus relatórios com base nesse padrão.

 

Pensando em apoiar as empresas na compreensão sobre os GRI Standards, a Griscom desenvolveu dois cursos.

 

O primeiro curso, com duração de um dia, tem como público-alvo aqueles profissionais que já trabalham com a GRI e gostariam de conhecer em profundidade as mudanças que os Standards trouxeram.

 

Já o segundo curso, foca naqueles profissionais que ainda não conhecem a GRI e gostariam de conhece-la ou de aprofundar seus conhecimentos com relação a ela. É um curso para iniciantes ou para aqueles que desejam aproveitar a oportunidade de mudança na GRI e fazer uma reciclagem. Esse curso tem a duração de dois dias.

 

Caso você tenha interesse em saber datas, locais e valores desses dois cursos, entre em contato conosco pelo e-mail faleconosco@griscom.com.br ou ligue para (11) 3192-2605. Daremos todas as informações que você necessitar.