Parcerias, uma estratégia coerente de crescimento

Na semana passada falamos sobre o market place, um ambiente digital onde a prateleira se torna virtual e os ecommerces se abrem para todos os pequenos e médios, e grandes varejistas online.

Isso na essencia é um canal de distribuição, e uma forma de vender e crescer.

Outra forma de abordar o mercado em uma estratégia crescimento são as parcerias. Acredito que esse formato é muito interessante e também complexo, por isso deve ser muito analisado, estudado e ponderado antes de se colocar em prática.

Todavia uma boa parceria faz com que se potencialize negócios através da força do outro, e criando assim uma simbiose onde as forças dos dois lados interagem e geram novos negócios e oportunidades para ambos.

O Twitter com sua parceria com operadoras de telefonia está crescendo sem precisar utilizar todos os recursos que os concorrentes sociais como What’sApp e Instagram estão utilizando.

Ao realizar uma parceria é essencial mapear os pontos de ganhos, mas também os de potencial conflito. Trabalhar com um mapa o mais transparente possível e dirimir eventuais ruídos e desalinhamentos, seja de cultura das empresas envolvidas, ética, ideais, e até de negócios contribuirá para o sucesso do empreendimento.

Assim, uma boa parceria, deve ser boa para ambos! O ganha-a-ganha aqui é fundamental.

A confiança entre as partes é outro fator chave e preemente e inicial. É fundamental os envolvidos partilharem da transparência dos resultados atingidos ou não, e traçar em conjunto potencializando suas competências próprias melhorias e novos negócios.

Antes de pensar em uma parceria, pense em como você pode contribuir para o negócio do outro e avalie em que esse outro negócio fará o seu ser avalancado!

 

Para ler a matéria da Exame sobre o Twitter: https://exame.abril.com.br/tecnologia/twitter-cresce-sem-as-dezenas-de-recursos-de-instagram-e-whatsapp-como/

 

Autora: Rosa Tiritilli. MBA em Finanças pelo Insper / Ibmec, especialização em marketing pela FVG. Graduada em Ciências Econômicas pela Unicamp. Consultora em Estratégia e Análise de Negócios com enfoque em pequenas e médias empresas em momento de transição. Realização de Planejamento Estratégico para empresas de tecnologia e para empreendedores em fase de expansão. Atuação com empresas de tecnologia e internet. Participa da rede Endeavor de mentoria. Experiência profissional de 17 anos no Grupo Abril e na Siemens, com passagem por diferentes áreas seja assessorando a presidência em temas como Novos Negócios, Planejamento Estratégico, Finanças,  licenciamento de marcas, compras; seja também como gestora de negócios digitais em turismo e tecnologia. No Grupo Abril, realizou o Planejamento Estratégico na entrada do sócio sul-africano Naspers. Como resultado foi criada uma área focada no Digital, onde foi responsável pelo desenvolvimento da área de estratégia e novos negócios, com avaliação e prospecção de oportunidades para aquisição e parcerias, estruturação de relatórios para acompanhamento do mercado e acompanhamento da estratégia. Participou de processo de fusões e aquisições, com a avaliação da oportunidade e recomendação para a presidência. Assessorou um programa de fomento interno da Abril nos moldes de micro-crédito para pequenas iniciativas de rápido desenvolvimento e lançamento, para testar o mercado .