Grupo Empresarial FIRJAN ODS

A FIRJAN anunciou em seu seminário Ação Ambiental, realizado nos dias 11 e 12 de junho, sua adesão ao Pacto Global da ONU, juntando-se a mais de 13 mil organizações ao redor do mundo que firmaram compromisso com princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anti-corrupção.

 

Na ocasião, a FIRJAN anunciou o lançamento do Grupo Empresarial FIRJAN ODS formado pela COCA COLA, ENEL, REDE GLOBO, VALE além da Rede Brasil do Pacto Global.

 

O Grupo irá apoiar a FIRJAN na construção de uma estratégia de disseminação e implementação da Agenda 2030 no estado do Rio de Janeiro.

 

O que é a Agenda 2030?

 

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas.

 

São objetivos e metas claras, para que os países adotem de acordo com suas prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todos (governos, empresas, academia e cidadãos) para embarcar nessa jornada coletiva “sem deixar ninguém para trás”.

 

Quais são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

 

 

ODS 1. Erradicação da Pobreza.

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3. Saúde e Bem-Estar

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4. Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5. Igualdade de Gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6. Água Potável e Saneamento

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos.

ODS 7. Energia Acessível e Limpa

Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia.

ODS 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

ODS 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 10. Redução da Desigualdade

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12. Consumo e Produção Responsáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos (*)

ODS 14. Vida na Água

Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15. Vida Terrestre

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

ODS 16. Paz Justiça e Instituições Eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17. Parcerias e Meios de Implementação

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

(*) Reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima.

 

Da lista de ODS é possível se depreender que os Objetivos são integrados e que os resultados alcançados para um determinado Objetivo, terá impacto sobre outros que estão mais diretamente relacionados ao primeiro.

 

O papel de cada país é desdobrar os objetivos globais de acordo com sua realidade, priorizando aqueles em que possa contribuir efetivamente para os resultados globais. Toda a sociedade é convocada a se engajar, Governos, empresas, academia e indivíduos. Entretanto, considerando os dados da organização não governamental Global Justice Now, que aponta que 69 das 100 principais entidades econômicas do mundo são empresas, torna-se evidente o protagonismo do setor produtivo para os resultados almejados na Agenda 2030.

 

O desafio das empresas, e em especial a indústria, que já vislumbram os benefícios inerentes a uma participação efetiva em prol da sustentabilidade, será alinhar seus objetivos estratégicos com os ODS que lhes são pertinentes. Ao integrar os ODS em suas estratégias internas as empresas poderão usufruir de resultados positivos como o aumento de competitividade e a melhoria do ambiente de negócios proporcionada por uma atuação social mais inclusiva e ambientalmente responsável.

 

Faça contato conosco para saber como a GRISCOM pode apoiar a sua empresa, ou sua cadeia de fornecedores, a se engajar na Agenda 2030, pois “ninguém deve ficar para trás.” Faça sua parte!

 

 

Fontes:

 

 

Autora: Carmen Pilar Zabaleta. MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ. Pós Graduação em Engenharia de Produção, ênfase em Tecnologias de Gestão para Produtividade e Qualidade pela UFRJ. Formação em Compliance: Sistema de Gestão Anticorrupção pela Chediak Advogados e BRA Certificadora. Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade certificada pela Exemplar Global, graduada em Engenharia Química pela UERJ. Trabalhou em empresas como PETROFLEX (atual ARLANXEO), REMA TIP TOP (Grupo Stahlgruber) e SOUZA CRUZ. Atuou pelo INMETRO em fóruns tais como CONMETRO, MERCOSUL, PBQP e Programa Qualidade Rio; e também participou de vários projetos relacionados às áreas da Tecnologia Industrial Básica, dentre eles o “Programa de Análise da Qualidade de Produtos”, veiculado pela mídia. Liderou a criação e acreditação do 3º. Organismo de Certificação de Pessoas no Brasil e o desenvolvimento dos prêmios estaduais da qualidade do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ambos pioneiramente chancelados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Durante 9 anos foi representante para América Latina do RABQSA Intl, membro da família ASQ, tendo sido também Global Technical Manager e General Manager Latin America dessa entidade. Participa da ABNT / CEE 309 – Governança das Organizações. É avaliadora da EXEMPLAR GLOBAL para certificação de cursos de formação de auditores de Sistemas de Gestão, em diferentes países, e consultora do IBP na área de certificação de pessoas conforme a ISO 17024. Formação em IATF 16949:16 – Sistema de Gestão da Qualidade para o Setor Automotivo.