Carga Horária: 16 horas

 

Método do Curso

  • Exposição audiovisual dos conteúdos relacionados ao GRI
  • Debate com os participantes do treinamento
  • Exercícios em grupo
  • Estudo de caso

Objetivo

  • Compreensão sobre o que é um relatório de sustentabilidade e quais são as principais características e conceitos da GRI Standards
  • Conhecer as etapas e ações a serem tomadas para a elaboração de relatórios de sustentabilidade a partir dos temas materiais para a organização

A Quem se Destina

  • Tem como público-alvo aqueles profissionais que atuam na elaboração, implementação, avaliação e monitoramento da gestão da sustentabilidade em suas organizações, em especial da elaboração do relatório de sustentabilidade e que gostariam de conhecer em profundidade as mudanças que os Standards trouxeram, bem como revisitar conceitos e conhecer melhores práticas na elaboração de relatórios de sustentabilidade.

Programa do Curso

MÓDULO 1: CONCEITOS ESTRUTURANTES

  1. Conceitos sobre desenvolvimento sustentável.
  2. Conceitos sobre relatórios de sustentabilidade, evolução da ferramenta e principais referências no tema.
  3. Identificação dos stakeholders de uma organização.
  4. Construção da materialidade.

MÓDULO 2: GRI STANDARDS

  1. GRI Standards: conceitos e estrutura.
  2. Tópicos universais da norma (GRI 101, 102 e 103).
  3. Tópicos específicos da norma (GRI 200, 300 e 400).
  4. Anexos setoriais do GRI.

MÓDULO 3: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO

  1. Aplicação do GRI (Princípios de Relato, Disclosures Gerais, Identificação e Relato de Temas Materiais, Limites do Relatório, Opções “de Acordo” do Relatório)
  2. Definição de dados e indicadores a serem coletados para o Relatório.
  3. Elaboração de matriz de correlação dos indicadores GRI coletados com outras referências (como os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
  4. Treinamento das equipes para levantamento dos indicadores e coleta de insumo dos executivos para incorporação no Relatório.
  5. Redação, edição e revisão do texto do Relatório.
  6. Avaliação de melhores prática em relatórios de sustentabilidade.

 

Tutor do Curso

 

Marcelo Linguitte.

Especialista em sustentabilidade empresarial, ética, responsabilidade social e empresas & direitos humanos. Mestrando em Gestão Urbana pela POLI-USP, pós-graduado em Responsabilidade Social pela FGV-SP, especialização em Ética pela COGEAE/PUC-SP e Engenheiro Civil pela POLI-USP. Tem atuado há mais de 25 anos com empresas e organizações não governamentais e multilaterais em mais de 20 países. Em 2002, foi convidado pelo US Department of State para participar do International Visitor Leadership Program. Estruturou a rede brasileira do Pacto Global da ONU e foi o seu primeiro ponto focal no país. Foi representante do Instituto Ethos na ISO 26000 e membro do conselho do ISE (BM&F  Bovespa). Foi um dos criadores dos Indicadores Ethos e dos “Critérios de investimentos socialmente responsáveis para Fundos de Pensão” (Ethos-Abrapp). Gerenciou projetos de sustentabilidade, inovação, gestão de stakeholders e ética em algumas das maiores empresas da América Latina, como Petrobras, Johnson & Johnson, Itaú-Unibanco, Whirpool, CPFL, Fiat Automóveis, Cementos Argos, Bancolombia e Embotelladora Andina. É também auditor líder de Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade, de Avaliação e Monitoramento de Programas Socioambientais e da ISO 26000. Atua também como palestrante, no Brasil e exterior, tendo apresentando mais de 250 palestras, seminários, cursos e workshops nos últimos anos.

Participação na ACI´s 6th Brazil Summit on Anti-Corruption