Carga Horária: customizável

 

Método do Curso

  • O curso é permeado pela transdisciplinaridade, metodologia que leva o participante a experienciar e integrar conhecimentos, propondo-se uma superação da visão fragmentada que tem caracterizado o tema da Ética nas empresas.
  • O curso conta com uma base teórica, dinâmicas de grupo, análises de melhores práticas, além da apresentação de duas experiências empresariais relacionadas à gestão exitosa de Sistemas de Gestão da Ética.
  • Um aspecto importante do curso é seu caráter vivencial que busca estimular a compreensão da complexidade das organizações e da ética humana, bem como estimular valores éticos e cooperativos e propiciar o refinamento da visão de mundo do participante.

Objetivo

  • Mostrar aos participantes como implantar de forma eficiente um Programa de Ética Corporativa e como desenvolver um Sistema de Gestão da Ética adequado às necessidades da organização.
  • Discutir a relação existente entre Ética, Compliance, Riscos e Sustentabilidade e como a Ética desempenha um papel estruturante de todas as estratégias organizacionais em torno de uma empresa mais sustentável.
  • Desenvolver a compreensão da inter-relação entre Ética e resultados operacionais positivos, ambientes de trabalho saudáveis, aumento da confiança de clientes e parceiros comerciais, blindagem com relação a escândalos, redução de riscos e bom uso de recursos da empresa.

A Quem se Destina

  • Gestores das áreas de Ética, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Gestão de Pessoas, Comunicação, Jurídico, Compliance, Riscos e outras áreas envolvidas na criação e disseminação de Programas de Ética e de Sistemas de Gestão da Ética

Programa do Curso

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO

  • Contexto Atual
  • Ética: história e fundamentos
  • Ética e cultura organizacional
  • A Ética nos sistemas humanos

 

MÓDULO 2 – ÉTICA NOS NEGÓCIOS

  • Importância da Ética nos negócios e nas empresas
  • Evolução da Ética Empresarial: do controle/compliance à orientação por valores.
  • Ética e Governança Corporativa
  • Ética e Sustentabilidade
  • Ética e Compliance
  • Ética e Risco

 

MÓDULO 3- ESTRUTURAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE ÉTICA

  • Valores e princípios organizacionais
  • Desenvolvimento de Políticas e códigos de ética/conduta.
  • Criação de estruturas organizacionais responsáveis pela gestão, monitoramento e enraizamento do sistema na cultura organizacional.
  • Programas e práticas de gestão da Ética.
  • Orientação, notificação e aprimoramento do Sistema.

 

MÓDULO 4 – O LADO HUMANO DA ÉTICA

  • Dilemas e desvios éticos: o que são e como resolvê-los.
  • O comprometimento da alta gestão
  • O papel das lideranças na formação de uma cultura ética
  • Ética na vida pessoal e nos negócios

 

MÓDULO 5 – OLHANDO PARA O FUTURO

  • Ética e consciência
  • Ética e gestão do conhecimento
  • Ética e desempenho
  • Ética e transparência
  • Propósito empresarial e propósito pessoal
  • Estratégias para entregar valor através de valores