PREPARANDO-SE PARA A PUBLICAÇÃO DO SEU RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE?

Nesta época do ano, as organizações se movimentam para preparar seus relatórios de Sustentabilidade e levar aos seus stakeholders suas boas práticas de governança, demonstrando seus indicadores sociais, econômicos e ambientais.

Conheça a visão da Griscom, nossos produtos e nossos especialistas. Conte com a nossa experiência!

Para conhecer os projetos nos quais atuamos, cases de sucesso e referências de empresas, entre em contato – faleconosco@griscom.com.br

 

VISÃO GRISCOM SOBRE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE

  • Mais e mais organizações no mundo todo têm se envolvido em processos de relatos de sustentabilidade. Os principais fatores são o sucesso da GRI – Global Reporting Initiative e a crescente pressão de stakeholders tradicionais e novos.
  • Ao elaborar essa ferramenta de gestão, a Griscom busca levar seus clientes a avaliar seus processos, serviços e produtos a partir de uma visão sistêmica e de critérios de desempenho social (como direitos humanos na cadeia de valor, qualidade das relações de trabalho e desenvolvimento comunitário) e ambiental (como contaminação gerada, volume de insumos necessários ao processo produtivo, gestão dos resíduos e emissão de gases efeito estufa).
  • Algumas avaliações e análises internacionais indicam que a adoção de níveis cada vez maiores de sustentabilidade em produtos e serviços está diretamente relacionada à presença de processos estruturados de inovação na empresa, fortalecendo a percepção de que ela é uma excelente “porta de entrada” do tema de sustentabilidade nas empresas. Assim, o relatório de sustentabilidade, segundo a metodologia utilizada pela Griscom, também contribui para a inovação organizacional e, com isso, gera valor em diferentes aspectos de suas atividades.
  • Por sua vez, o fortalecimento do conceito de investimentos sustentáveis, através de iniciativas como o PRI – Principles for Responsible Investment, e a relevância dos índices de sustentabilidade (DowJones, FTSE4Good, KLD etc.) são a expressão de que os investidores têm tido interesse crescente sobre o impacto das atividades das empresas onde investem sobre o tema de desenvolvimento sustentável. Ademais, os índices evidenciam a influência da sustainability performance das empresas em seu valor de mercado. Assim, diferentes estudos acadêmicos e de mercado mostram que organizações mais “sustentáveis” conseguem obter lucros adicionais quando comparadas com aquelas que não possuem essa preocupação. É nesse contexto que se inserem várias iniciativas em investimento sustentável, como o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bm&fBovespa.
  • É com essa tripla perspectiva – a do aprimoramento da gestão da empresa, do fortalecimento de processos de inovação e a da capacidade organizacional em atrair recursos – que a Griscom apoia seus clientes na coleta de dados, análises e resposta ao ISE, bem como desenvolve o processo de criação de relatórios de sustentabilidade.

 

“In the future, the valuation of a company can and must accord parity to all forms of capital. The planet’s well-being and business prosperity alike are at stake. Sustainability reporting stands to play a leading role in this seminal transformation”.
Allen White: co-fundador e ex-CEO do GRI,  fundador e co-chair da Global Initiative for Sustainability Ratings. (Fonte: http://www.theguardian.com/sustainable-business/blog/what-is-purpose-of-sustainability-reporting)

 

PRODUTOS GRISCOM EM SUSTENTABILIDADE

  • Estratégias, políticas e governança da sustentabilidade
  • Mapeamento, desenho e implantação de processos sustentáveis
  • Assessoria em Mudanças Climáticas e Inventário de Emissões de GEE
  • Dashboards de KPIs, bem como consultoria em questionários e indicadores ISE, GRI, DJSI, ANEEL etc.
  • Sustentabilidade na gestão de fornecedores e auditorias em supply chain
  • Riscos em sustentabilidade no ERM – Enterprise Risk Management
  • Elaboração completa de Relatórios de Sustentabilidade (capacitação, definição de indicadores, teste de materialidade, redação e design)
  • Desenho, implantação e monitoramento de projetos socioambientais
  • Estratégias para atendimento da PNRS e logística reversa
  • Processos de diálogo e engajamento com públicos de interesse.
  • Facilitação de diálogos e resolução de conflitos.
  • Análise de ciclo de vida de produtos e serviços e DTS – Design to Sustainability
  • Planos de expansão de negócios de base sustentável
  • Gap analysis de relatórios, indicadores e práticas

 

NOSSOS ESPECIALISTAS

MARCELO LINGUITTE – CONSULTOR, AUDITOR LÍDER DE ASSEGURAÇÃO DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE E PALESTRANTE  

Especialista em sustentabilidade empresarial, planejamento estratégico, ética e engajamento de stakeholders. Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Urbano pela POLI-USP, pós-graduado em Responsabilidade Social pela FGV-SP, especialização em Ética pela COGEAE/PUC-SP e Engenheiro Civil pela POLI-USP. Consultor do Projeto Cidades Emergentes e Sustentáveis, do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Tem atuado há mais de 25 anos com empresas, organizações não governamentais e organismos multilaterais em mais de 20 países.É fellow, desde 2002, International Visitor Leadership Program, programa do US Department of State focado em lideranças internacionais.Estruturou a rede brasileira do Pacto Global da ONU e foi o seu primeiro ponto focal. Foi representante do Instituto Ethos na ISO 26000. Foi conselheiro do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, antiga BM&FBovespa. Foi um dos criadores dos Indicadores Ethos e dos “Critérios de investimentos socialmente responsáveis para Fundos de Pensão” (Ethos-Abrapp). Gerenciou projetos de sustentabilidade, inovação, gestão de stakeholders e ética em algumas das maiores empresas da América Latina, como Petrobras, Johnson & Johnson, Itaú-Unibanco, Whirpool, CPFL, Fiat Automóveis, Cementos Argos, Bancolombia e Embotelladora Andina. É também auditor líder de Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade, de Avaliação e Monitoramento de Programas Socioambientais e da ISO 26000. Atua também como palestrante, no Brasil e exterior, tendo apresentando mais de 250 palestras, seminários, cursos e workshops nos últimos anos.

ANDRE ARAÚJO – CONSULTOR, TUTOR E AUDITOR LÍDER DE SISTEMAS INTEGRADOS

Mestrando em Sustentabilidade pela FGV, Pós-graduado em Engenharia de Controle Ambiental pela FAAP, Pós-graduado em  Administração de Empresas pela FAAP, Especialização em Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, Especialização em Marketing pela FGV – EASP,  Graduado em Biologia pela  UNITAU. Especialista em Gestão de Riscos e Compliance sócio – ambiental e sustentabilidade. Auditor Líder em Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001), Responsabilidade Social (SA 8000) e em diversos Padrões de Sustentabilidade para atendimento a Diretiva Européia (Bonsucro, ISCC, RSB, RSPO, RTRS).  Mais de vinte anos de experiência em legislação ambiental e segurança e saúde ocupacional. Consultor para implantação e gerenciamento de Sistemas de Gestão da Qualidade,  Meio Ambiente , Segurança e Saúde Ocupacional e Padrões de Sustentabilidade  com mais de vinte anos de experiência, incluindo a implantação e certificação de mais de 40 empresas de diversos segmentos e tamanhos, entre as quais Raízen, Biosev, Coca Cola, Nestlé, ICL Products,  Cargill, BP Biocombustíveis, entre outras. Instrutor de Treinamentos pela SGS Academy dos cursos para formação de Auditores Líderes com registro no IRCA (Inglaterra). Realização de treinamentos internacionais na SGS Portugal. Responsável pela elaboração e validação do Programa da ABIHPEC para avaliação da cadeia de fornecimento da indústria de cosméticos e da Brazil Cotton – cadeia de fornecimento do algodão.