Análise do Workshop: Prevenção e Controle de Fraudes em Alimentos

Convidada pela Dra. Ellen Lopes, Rosemary França Vianna, Sócia Diretora da Griscom, apresentou como a Gestão de Riscos e a nova Norma ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno -, podem prevenir riscos reputacionais na Cadeia de Alimentos.

Análise do Workshop

O Workshop focou em como prevenir e controlar fraudes na prática! Somente tratar de aspectos técnicos, sem abordar comportamentos, integridade das pessoas e das organizações, não reduz as vulnerabilidades e ameaças ao setor e à imagem das organizações.

Especialistas da Food Design, Myleus, Eurofins, UNICAMP, GFSI e IFS apresentaram os diversos recursos normativos, protocolos, e tecnologias disponíveis e adotados por organizações para garantirem Autenticidade, Food Defense e Food Safety.

Também esteve presente representante do Walmart apresentando “o olhar do ponto de vista do supermercado e ações de mitigação de riscos de fraudes”.

Conclusão da Griscom: As abordagens tradicionais focadas apenas em cumprimentos legais e visão jurídica criam uma enorme perda de energia nas organizações: pois tentam adequar comportamentos, sem ter visão sistêmica, sem mudar mindset e sem criar engajamento.

Por Rosemary França Vianna – Sócia Diretora da Griscom