CENÁRIO AINDA INCERTO EM 2017-2018 – BOLETIM CREDIT SUISSE

credit_suisse_cenario_brasil_2017_2018_6out2017

Planejando 2018? Adaptação e Crescimento, sejam os cenários positivos ou Negativos.

Está preparando seu Budget? Está avaliando Investimentos? Que tal avaliar Indicadores Políticos, Econômicos e Sociais, consolidados,  que podem direcioná-lo  e substanciar suas considerações – aquelas chamadas de “assumptions” no ambiente corporativo que explicam suas projeções e iniciativas para o próximo ano?

O Credit Suisse, em seu nome e em nome das empresas ligadas ao grupo Credit Suisse publicou o Boletim com finalidade de prestar informações ao mercado em geral. O Boletim é fornecido para informação de investidores profissionais. Contudo, na minha leitura, é um ótimo consolidado de informações na forma de indicadores que vai ajudar muitos gestores de negócios e empresas a fazerem suas leituras de acordo com os níveis de demandas para o próximo exercício 2018. Traçar suas próprias tendências e cenários de acordo com aquilo que mais lhes impactam.

Crescimento do PIB de 0,5% em 2017 e 2,5% em 2018

  • As condições ainda desfavoráveis dos mercados de trabalho e de crédito dificultarão uma retomada mais expressiva do consumo das famílias, que crescerá moderadamente em 2017. Ao contrário do que ocorreu em recessões anteriores, a participação das exportações será menor em virtude do menor dinamismo da economia global. A política monetária mais expansionista contribui para a aceleração dos investimentos em 2018.

 

Uma boa avaliação requer as melhores considerações, mesmo em condições de elevadas incertezas, de cenários e a condição da sua organização ou negócio de adaptação e crescimento, sejam os cenários positivos ou negativos.

Um excelente consolidado de Políticas, PIB, Recuperação Industrial, Nível de Emprego e sua recuperação, Inflação, Spreads Bancários, Setor Externo e a grande contribuição das Commodities Agrícolas.

Boa leitura, o Boletim está imperdível!

 

Rosemary França Vianna

Sócia-Diretora