Estratégia: Observação, Análise e Reação

Como já escrevi antes, para mim estratégia:

“é o momento onde a empresa reflete se suas ações, processos e estratégias são as mais adequadas para continuar seu caminho de crescimento e expansão. É um momento de construir algo novo e diferente, ou para rever o que já foi feito e o que se pode fazer diferente. É um momento de pensar e principalmente planejar o seu futuro.”

Assim, quando estamos no exercício do planejamento estratégico temos que necessariamente observar a empresa perante o oceano em que a mesma está situada. As vezes esse oceano é um mar, ou um lago, independentemente no mesmo espaço há outros que estão trabalhando, buscando oportunidades, considerando como crescer.

Por isso, gosto da analogia com uma regata.

Uma regata é uma prova naútica onde barcos, a vela ou não, realizam um percurso no mar ou em um lago. Em uma regata monotipo as embarcações são todas do mesmo tipo, e estão em um nível de igualdade de competir umas com as outras. Sendo o fator de diferença o velejador e sua equipe.

Nessa prova a largada é muito importante, e quanto mais o time estiver uniforme, coeso, preparado, mais chances há.

Todavia em uma competição, principalmente quando se trata de barcos a vela, há um fator que não pode ser desconsiderado: o ambiente externo, o vento.

O mar é um ambiente aberto e quem largou muito bem e está à frente não necessariamente tem uma prova tranquila e a certeza de chegar em primeiro. É importante sempre olhar para trás e ver como os demais competidores estão se posicionando, observar os mesmos e avaliar as potenciais estratégias dos mesmos é parte importante na corrida.

Assim também é o processo do planejamento estratégico, e depois toda sua execução. Uma organização que está na liderança do seu mercado, não pode se esquecer de observar e avaliar seus competidores (sejam eles diretos ou não, substitutos, novos entrantes). Isso faz tanto com que o exercício do planejamento seja mais produtivo, quanto na sua execução a organização consiga reagir proativamente a mudanças no ambiente onde se situa.

A reação e as questões táticas e operacionais que decorrem da mesma foram então ocasionadas pela observação e análise.

Não podemos esquecer que não estamos sozinhos no mercado. Temos que ser rápidos o bastante para nos adaptarmos, mudarmos, introduzirmos questões novas e inovadoras!

 

 

Autora: Rosa Tiritilli – MBA em Finanças pelo Insper / Ibmec, especialização em marketing pela FVG. Graduada em Ciências Econômicas pela Unicamp. Consultora em Estratégia e Análise de Negócios com enfoque em pequenas e médias empresas em momento de transição. Realização de Planejamento Estratégico para empresas de tecnologia e para empreendedores em fase de expansão. Atuação com empresas de tecnologia e internet. Participa da rede Endeavor de mentoria. Experiência profissional de 17 anos no Grupo Abril e na Siemens