Nova norma de Segurança e Saúde no Trabalho: ISO 45001:18

Todo ano no mundo, 2,78 milhões de acidentes fatais ocorrem no trabalho. De acordo com cálculos de 2017, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este número significa que, todos os dias, quase 7.700 pessoas morrem de doenças ou ferimentos relacionados ao trabalho. Além disso, há cerca de 374 milhões de lesões e doenças não fatais relacionadas ao trabalho a cada ano, muitas delas resultando em ausências prolongadas no trabalho.

O volume destas doenças e lesões é significativo para as organizações públicas ou privadas, resultando em perdas significativas para a previdência social e prejuízos para seguradoras.

Pensando em mudar esta situação, a ISO (Internacional Standard Organization) resolveu implementar o padrão ISO 45001 Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. O padrão ajudará as organizações a reduzir estes riscos, fornecendo um quadro de segurança aos colaboradores e criando melhores condições de trabalho.

A ISO 45001 baseia-se na mesma estrutura de eficiência que as normas de sistemas de gestão de qualidade e ambiental (ISO 9001 e ISO 14001), tornando a estrutura e as características do padrão familiares a todas as organizações já certificadas por essas normas. A ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001, que foi amplamente adotada junto a uma série de outras normas nacionais.

Elaborado pelo International Accreditation Forum (IAF), os requisitos de migração tem por objetivo auxiliar na preparação das organizações certificadas, os organismos de certificação, os organismos de acreditação e outras partes interessadas a migrar para a nova norma. A migração terá um período de três anos a partir da publicação da norma ISO 45001.

A quem se aplica e quando estará disponível para uso?

Projetado para ajudar organizações de qualquer natureza e de todos os tamanhos, espera-se que a nova norma internacional reduza lesões e doenças no local de trabalho em todo o mundo. Além disso, a ISO 45001, pode ser integrada em outros programas de saúde e de segurança.

A norma foi publicada em março. O documento fornece um conjunto robusto e efetivo de processos para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos globais.

O que há de novo na ISO 45001?

  • Estrutura do Anexo SL: Como todas as novas e revisadas normas ISO, a ISO 45001 também seguirá a mesma terminologia e estrutura padrão do Anexo SL. Esta é a maior diferença entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001.
  • Alinhamento de normas nacionais de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho: O objetivo geral da ISO 45001 é o mesmo que o da OHSAS 18001. Está sendo produzida para alinhar a variedade de normas nacionais de SST em uma única norma com a intenção de diminuir a confusão e fragmentação do mercado.
  • Contexto da Organização: Com a ISO 45001 usando o Anexo SL, há um foco muito maior no contexto da organização. Baseado no CD2, as organizações não devem somente considerar os impactos diretos dos problemas de SST, mas também levar em consideração a sociedade como um todo e como o trabalho da empresa pode impactar as comunidades próximas a ela.
  • Alta Direção: Com a ISO 45001, o papel de SST não ficará restringido somente ao gerente da área, adicionalmente, espera-se que aspectos de SST integrem-se à estrutura da organização, garantindo o apoio da alta direção e maior contribuição dos colaboradores.

Quais os Objetivos de se implementar um sistema de gestão de SST

  • Prevenção de mortes, acidentes de trabalho e problemas de saúde;
  • Melhorar e proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores e para terceiros sob controle da organização;
  • Eliminar ou minimizar riscos para a SST, tomando medidas preventivas eficazes;
  • Melhorar o desempenho em SST, tornando-o mais eficaz e eficiente;
  • Identificar potenciais oportunidades de melhoria de desempenho da SST.
  • Um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho pode permitir a uma organização que melhore seu desempenho nestes pontos das seguintes formas:
  • Desenvolvendo e implementando uma política e objetivos de desempenho;
  • Assegurando que o corpo gerencial demonstre liderança e comprometimento no que diz respeito ao sistema de gestão;
  • Estabelecendo processos sistemáticos que considerem seu contexto e que levem em conta seus riscos e oportunidades;
  • Determinando os perigos e riscos de associados às suas respectivas atividades; buscando eliminá-los, ou criando controles para minimizar seus efeitos em potencial;
  • Estabelecendo os controles operacionais a fim de eliminar ou minimizar seus riscos;
  • Aumentando a consciência dos perigos, riscos e controles operacionais, através da informação, comunicação e treinamento;
  • Avaliando seu desempenho e buscando melhorá-lo;
  • Estabelecendo e desenvolvendo as capacitações necessárias;
  • Desenvolvendo e apoiando uma cultura de segurança e saúde no trabalho na organização;
  • E garantindo que seus trabalhadores e, quando existirem, os representantes destes trabalhadores, sejam informados, consultados e convidados a participar das resoluções.

 

A Griscom preparou um curso para os profissionais Gestores de Segurança e Saúde Ocupacional, com objetivo de abordar as principais mudanças na transição da OHSAS 18001 para a norma ISO 45001:18. Bem como entender as novas responsabilidades da Alta Direção e o impacto nas Organizações.

Clique aqui para saber mais!

 

 

Autor: André Araujo. Pós-graduado em Engenharia de Controle Ambiental pela FAAP, Pós-graduado em
Administração de Empresas pela FAAP, Especialização em Sustentabilidade pela Fundação Dom
Cabral, Especialização em Marketing pela FGV – EASP, Graduado em Biologia pela UNITAU.
Especialista em Gestão de Riscos e Compliance socioambiental e sustentabilidade. Auditor
Líder em Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Segurança e Saúde Ocupacional
(OHSAS 18001), Responsabilidade Social (SA 8000) e em diversos Padrões de Sustentabilidade
para atendimento a Diretiva Européia (Bonsucro, ISCC, RSB, RSPO, RTRS). Mais de vinte anos de
experiência em legislação ambiental e segurança e saúde ocupacional. Consultor para
implantação e gerenciamento de Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente , Segurança
e Saúde Ocupacional e Padrões de Sustentabilidade com mais de vinte anos de experiência,
incluindo a implantação e certificação de mais de 40 empresas de diversos segmentos e
tamanhos, entre as quais Raízen, Biosev, Coca Cola, Nestlé, ICL Products, Cargill, BP
Biocombustíveis, entre outras. Instrutor de Treinamentos pela SGS Academy dos cursos para
formação de Auditores Líderes com registro no IRCA (Inglaterra). Realização de treinamentos
internacionais na SGS Portugal. Responsável pela elaboração e validação do Programa da
ABIHPEC para avaliação da cadeia de fornecimento da indústria de cosméticos e da Brazil Cotton
– cadeia de fornecimento do algodão.