CONSULTA PÚBLICA PARA A NOVA ABNT NBR 19601 Sistema de Gestão de Compliance – Requisitos

Conheça e acrescente seus comentários à nova norma ABNT NBR 19601 Sistemas de Gestão de Compliance – Requisitos, que está em fase consulta até 27/08/2018.

Sabemos da tendência das Organizações em buscarem uma “Declaração de Conformidade” para a sua gestão de Compliance, de maneira proativa ou como resposta a condicionantes em acordos de Leniência que incluam a Implementação da ISO 19600:2014 e ISO 37001:2016 Sistema de Gestão Antissuborno.

A elaboração da nova norma ABNT NBR 19601 visa permitir maior assertividade para as auditorias independentes de conformidade, pois especifica os requisitos que devem ser atendidos tanto para declarações de conformidade, quanto para eventuais certificações, ainda que não-acreditadas.

Além disso, é uma norma de requisitos, o que favorece sua inclusão entre para os programas de acreditação do INMETRO, se for do interesse da sociedade.

A ABNT NBR 19601 está sendo elaborada na Comissão de Estudo Especial de Governança das Organizações (ABNT/CEE-309), da qual dois membros da GRISCOM participam. Uma das referências utilizadas para sua elaboração foi a ABNT NBR ISO 37001 Sistemas de Gestão Antissuborno – Requisitos com orientações para o uso.

A ABNT NBR 19601 é aplicável a todas as organizações (ou partes de uma organização), independentemente do tipo, tamanho e natureza da atividade, bem como se a organização é do setor público, privado ou sem fins lucrativos. O documento estabelece os requisitos necessários para elaborar um sistema de gestão de compliance e as obrigações inerentes a sua implementação nas organizações.

Faça suas contribuições para esse processo acessando o link oficial da consulta nacional a seguir indicado, usando os filtros: Qualidade, Tecnologias de gestão > ABNT/CEE-309 Governança das Organizações. Link da consulta nacional: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/login.aspx