Revisão da ISO 22000 Gestão de Segurança de Alimentos

A norma revisada da ISO 22000 – Gestão de Segurança de Alimentos foi publicada em junho de 2018.

 

A primeira publicação da ISO 22000 Gestão de Segurança de Alimentos aconteceu em 2005, e desde então o cenário da cadeia de fornecimento de alimentos e das inter-relações com seus usuários vieram se alterando, como por exemplo os novos desafios e necessidades para a  segurança alimentar, fraudes na cadeia. O que estimulou a necessidade de revisão do padrão.

Para toda norma ISO, a revisão é um processo normal.

De fato, a cada 5 anos os padrões são revisados para determinar se uma realmente uma revisão é necessária, para garantir que os padrões permaneçam relevantes e úteis para as empresas quanto possível.

 

Quais são as principais mudanças no padrão ISO 22000: 2018 ?

As principais mudanças propostas para o padrão incluem modificações em sua estrutura, bem como esclarecer conceitos-chave, tais como:

  • Adoção do padrão de estrutura de alto nível: para facilitar a vida das empresas que utilizam mais de um padrão de sistema de gestão, a nova versão da ISO 22000 seguirá a mesma estrutura dos outros padrões do sistema de gestão ISO, a Estrutura de Alto Nível (HLS).
  • Abordagem de risco: o padrão agora inclui uma abordagem diferente para entender o risco, envolvendo as Partes Interessadas.
  • Ciclo PDCA: a norma esclarece o ciclo Planejar-Fazer-Verificar-Agir, tendo dois ciclos separados no padrão trabalhando juntos: um cobrindo o sistema de gerenciamento e o outro, cobrindo os princípios do HACCP.
  • Processo de operação: uma descrição clara é dada das diferenças entre termos-chave, tais como: Pontos Críticos de Controle (CCPs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (OPRPs) e Programas de Pré-requisitos (PRPs).

 

 

Quer saber mais?

https://www.iso.org/iso-22000-revision.html.

https://www.iso.org/iso-22000-revision.html (tradução livre do texto original)

 

Quer conversar com nosso especialista? Newton Conde