Trace seus objetivos, e os transforme em realidade!

A Natura sempre foi uma das empresas que me motivaram e inspiraram nesses últimos anos. Ao ler a reportagem da Exame sobre a mesma ser eleita pela segunda vez como Empresa Mais Sustentável do Ano, não me deixou nada surpresa, reforçou sim minha sensação de orgulho sobre uma empresa genuinamente brasileira crescer amparada em bases sólidas, respeitando sua Missão.

Me coloquei então a ler mais da mesma, e fui para o relatório anual da empresa de 2016, onde estão descritas suas estratégias.

Uma empresa cresce pautada no que tem como objetivo. Traçar as estratégias e posteriormente os alvos para atingi-las é parte do processo. É um exercício que todos devemos fazer e que muitas vezes nos perdemos nos afazeres, nas agendas, nas execuções diárias e deixamos o mesmo de lado.

Sem um objetivo claro a ser atingido as equipes não atuam no seu modo mais eficiente.

Todavia não é apenas de objetivos e estratégias que empresa cresce, mas principalmente de olhar as mesmas e acompanhar sua evolução.

Com um objetivo claro a ser atingido, mantendo-se no exemplo da Natura, a mesma não se questionou sobre desenvolver novos fornecedores no meio da floresta, em comunidades esquecidas. Foi atrás, perseverou e hoje é considerada uma grande mantenedora inclusive da biodiversidade local e de sua comunidade, transformando-os em fornecedores sustentáveis.

Trago isso para nossa reflexão hoje pois é possível sim crescer pautado nos valores e na missão que traçamos quando criamos nossa empresa.

Para isso é necessário termos nossa estratégia claramente definida, os objetivo traçados, e os resultados mensurados e acompanhados.

 

Para ler a matéria da Exame:

https://exame.abril.com.br/revista-exame/a-empresa-mais-sustentavel-do-ano-natura/

 

Autora: Rosa Tiritilli – MBA em Finanças pelo Insper / Ibmec, especialização em marketing pela FVG. Graduada em Ciências Econômicas pela Unicamp. Consultora em Estratégia e Análise de Negócios com enfoque em pequenas e médias empresas em momento de transição. Realização de Planejamento Estratégico para empresas de tecnologia e para empreendedores em fase de expansão. Atuação com empresas de tecnologia e internet. Participa da rede Endeavor de mentoria. Experiência profissional de 17 anos no Grupo Abril e na Siemens.